Aplicativo não permite que certos emojis sejam aplicados no seu nome de perfil para evitar confusões com contas verificadas.

WhatsApp agora impede que as pessoas adicionem três tipos de emojis, com formato de “check”, ao lado do seu nome de perfil. A medida tem como objetivo evitar confusão com as contas verificadas para empresas, anunciadas no início do mês e que permitem manter uma comunicação mais segura com clientes.

Para certificar aos usuários de que se trata de um perfil oficial, o mensageiro adicionou um selo verde ao lado do nome de companhias – o que trouxe também uma mudança para as contas de “pessoas físicas”. Ao tentar adicionar um emoji com formato de “check”, é exibida uma mensagem de erro na tela. Conheça quais são os emojis “proibidos” e entenda melhor o assunto.

WhatsApp bloqueia três emojis no nome de usuário (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)WhatsApp bloqueia três emojis no nome de usuário (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

WhatsApp bloqueia três emojis no nome de usuário (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Emojis bloqueados no WhatsApp

O mensageiro passou a impedir o uso de todos os emojis de “check” disponíveis no WhatsApp, que somam em três tipos, com as cores em verde, cinza e preto. Durante os testes, os três emojis estão bloqueados para adição no nome da conta apenas para a versão instalada do WhatsApp Beta para celulares Android, disponível para testes, sendo ainda permitido na versão oficial do app. É possível que em breve essa mudança seja aplicada para todos os perfis. Na mensagem de erro é exibido: “This emoji isn’t allowed in your name” (“Esse emoji não é permitido em seu nome”, em português).

Três emojis de check estão bloqueados para uso no perfil do WhatsApp Beta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Três emojis de check estão bloqueados para uso no perfil do WhatsApp Beta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Três emojis de check estão bloqueados para uso no perfil do WhatsApp Beta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A medida ajuda a evitar enganos entre os clientes, que podem confundir o perfil oficial de uma empresa com o emoji e, assim, trocar informações confidenciais. Isso porque os dois símbolos são parecidos, com o “V” do check. No entanto, o símbolo da conta verificada é um selo com bordas circulares e estreladas, enquanto os emojis normais têm formato quadrado ou “vazio”. Essa ação é eficiente para evitar golpes pelo WhatsApp, por exemplo, então, vale ficar atento para a diferença.

Diferença no selo de conta verificada - esquerda - e emoji tradicional à direita (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Diferença no selo de conta verificada - esquerda - e emoji tradicional à direita (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Diferença no selo de conta verificada – esquerda – e emoji tradicional à direita (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A restrição de emojis em nomes de perfil está apontada inclusive no próprio site de ajuda do WhatsApp. O FAQ da empresa explica que alguns itens estão bloqueados para o uso porque podem se tratar de um emoji similar ao utilizado em testes iniciais do WhatsApp para negócios. Nesse caso, o único jeito de ajustar é remover o emoji e substituir por outro que esteja liberado ou manter apenas seu nome de usuário com letras e números.

No WhatsApp Web ─ versão para navegador no PC ─ a alteração com os três emojis de check também não pode ser salva. Vale destacar que ainda é possível adicionar todos os emojis ─ incluindo os de check ─ nos Recados do mensageiro, aquelas frases personalizadas, conhecidas como “antigo status”.

WhatsApp mostra mensagem de erro ao adicionar emoji de check (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp mostra mensagem de erro ao adicionar emoji de check (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

WhatsApp mostra mensagem de erro ao adicionar emoji de check (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Contas verificadas para empresas

As contas verificadas no WhatsApp foram anunciadas no início de setembro e servem para identificar perfis oficiais de empresas, marcas ou pessoas públicas de forma mais prática e segura. O recurso funciona de maneira semelhante à ação já existente em redes sociais como Facebook Instagram. Assim, o usuário tem certeza de que essa conta foi autenticada pela rede social, cada uma exibindo um selo “especial” ao lado do nome do perfil público ou empresa para diferenciar das contas tradicionais.

Mais sobre o WhatsApp: veja como criar conversas no app sem adicionar um número aos contatos

Mais sobre o WhatsApp: veja como criar conversas no app sem adicionar um número aos contatos

Por enquanto, a novidade ainda está em testes, mas não adianta baixar o APK do app, já que ela está liberada apenas para companhias selecionadas, sendo chamada de “WhatsApp Business for small businesses and enterprise solution” (WhatsApp Negócios para pequenos negócios e soluções empresariais, em português). O usuário poderá bloquear as mensagens, caso sejam incômodas, mesmo de perfis de empresas. O recurso deve ser liberado para download aos poucos nos próximos meses.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial