Recursos que o Gboard tem e outros teclados para celular ficam devendo

Veja dicas sobre como digitar mais rápido, editar textos com facilidade e adicionar outras funções ausentes em teclados comuns para celular

Gboard é um aplicativo do Google que substitui o teclado nativo do celular Android ou iPhone (iOS), e permite digitar deslizando o dedo e inserir GIFs em conversas. No entanto, o app oferece diversas funções que superam um teclado comum, como tradutor de textos, personalização com temas e outros recursos pouco conhecidos e que não são encontrados em aplicativos rivais. Alguns concorrentes de peso do Gboard são os apps SwiftKey, Custom Keyboard e iMore Keyboard.

Veja, na lista a seguir, os dez recursos exclusivos do Gboard e saiba por que o download vale a pena.

Conheça os recursos exclusivos do teclado Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Conheça os recursos exclusivos do teclado Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Conheça os recursos exclusivos do teclado Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Busca integrada

Pesquisa integrada do Gboard permite buscas em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pesquisa integrada do Gboard permite buscas em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pesquisa integrada do Gboard permite buscas em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sendo um teclado do Google, o Gboard traz pesquisa integrada da gigante das buscas. É possível digitar termos manualmente para encontrar informações online e ainda receber sugestões automáticas. Ao escrever nomes de locais ou pessoas no WhatsApp, por exemplo, o teclado sugere informações que podem ser enviadas no chat com um toque.

2. Modo trackpad

Deslize sobre a tecla espaço no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao digitar um texto no celular, o Gboard ajuda a corrigir pequenos erros com um recurso bastante útil. O app permite mover o cursor letra por letra deslizando o dedo sobre o botão de espaço. Na prática, a tecla se comporta como um trackpad de computador. A ferramenta funciona automaticamente e não precisa ser ativada nas configurações.

3. Modo de edição

Modo de edição tem setas do cursor no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modo de edição tem setas do cursor no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Modo de edição tem setas do cursor no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para textos mais longos, há um menu escondido dedicado especialmente para edição. Toque no botão do Google e acesse o modo de edição para obter setas de navegação para mover o cursor para onde você quiser. No meio, um botão permite marcar um trecho para copiar e colar onde você desejar. Além disso, há botões que levam você rapidamente para o começo ou fim de um parágrafo.

4. Tradução de textos

Traduza direto do teclado no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Traduza direto do teclado no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Traduza direto do teclado no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Google Tradutor funciona dentro do Gboard, sem precisar trocar de app. Ao conversar no WhatsApp com um estrangeiro, por exemplo, basta abrir o Tradutor no teclado, digitar o que quiser que a tradução aparecerá em tempo real. Então, basta apertar “Enviar”.

5. Atalhos personalizados

Crie atalhos para frases e outras informaçõesno Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie atalhos para frases e outras informaçõesno Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie atalhos para frases e outras informaçõesno Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você digita frases, endereços e outros textos com frequência é possível criar atalhos para eles no Gboard. Nas configurações, é possível designar um comando de texto que digita automaticamente um conteúdo maior, como seu e-mail, nome completo e qualquer outra informação.

6. Modo de uma mão

Mova o teclado Gboard para usar com uma mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova o teclado Gboard para usar com uma mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mova o teclado Gboard para usar com uma mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Modo de uma mão permite ajustar o layout do teclado para a esquerda ou para a direita. Assim, as teclas ficam mais próximas de uma das suas mãos e deixam a digitação mais confortável em celulares de tela grande.

7. Temas

Personalize o visual do Gboard  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Personalize o visual do Gboard  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Personalize o visual do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Gboard é altamente personalizável, oferecendo temas prontos que trocam as cores das teclas de fundo e outros detalhes do teclado. Acesse as configurações do app e vá em “Preferências” para escolher uma aparência nova quando quiser. Veja o passo a passo completo.

8. Digitação por voz

Use a voz para digitar textos no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use a voz para digitar textos no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use a voz para digitar textos no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quando não for possível digitar e uma mensagem de voz não for apropriada, é possível usar o Gboard para ditar e criar textos escritos. Toque no microfone e veja o reconhecimento de voz atuar em tempo real. Depois, basta enviar o resultado em uma conversa no WhatsApp ou qualquer outro app.

9. Dois toques para ponto

Toque duas vezes no espaço para acrescentar ponto final no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um recurso simples, mas útil no dia a dia, permite incluir um ponto automaticamente ao fim de uma frase com dois toques na tecla de espaço.

10. Comando para maiúsculas e minúsculas

Transforme as letras com a tecla shift no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Transforme as letras com a tecla shift no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Transforme as letras com a tecla shift no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assim como no Word, é possível transformar palavras inteiras em maiúsculas ou minúsculas usando um comando simples. Marque o texto desejado e pressione a tecla de seta para cima, equivalente ao Shift do computador, para ver o texto se formatar na hora.

fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/2017/05/recursos-que-o-gboard-tem-e-outros-teclados-para-celular-ficam-devendo.ghtml

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial