Algumas surpresas deixam de ser surpresa quando continuam acontecendo da mesma forma. Saiba como tratar datas comemorativas de forma inventiva para não saturar os clientes de e-mails e ofertas que são mais do mesmo.

Chega aniversário, datas típicas como Natal, Páscoa, Dia do Consumidor, Black Friday e outras diversas datas inventadas pelo comércio, abrimos nosso e-mail e lá estão centenas de e-mails com as mesmas grandes ofertas em formas de descontos.

Faço aniversário e ganho um cupom de desconto. Chega próximo do Natal e as ofertas aumentam. Dia do Consumidor e alguns produtos caem pela metade do preço. Obviamente não sou contra nada disso, mas a massificação da mesmice perde o apelo. Quando se trata de datas comemorativas, especialmente as que podem ser utilizadas por qualquer nicho, é preciso se destacar no oceano de ofertas vazias.

Por que continuar realizando ações sazonais em datas comemorativas

É importante entender que promoções e ações sazonais são apenas parte de uma estratégia macro de marketing. Elas funcionam muito bem pra dar um empurrãozinho e levar aquele contato, seja lead ou quem já comprou, que está em cima do muro para bater o martelo.

A premissa de todas as datas é oferecer um desconto e isso não precisa necessariamente mudar. O que pode mudar é a forma de abordagem deste desconto e a escolha das datas certas para se trabalhar em cada tipo de negócio. Quanto maior for a sua lista de contatos e quanto mais informações vocês tiver sobre eles, maior vai ser o impacto das suas ações.

Em quais datas devo criar ações?

As datas que mais convertem para você não serão as mesmas de qualquer outro negócio. É preciso levar alguns pontos em consideração como: nicho de mercado, períodos de pico no ano, benchmarking entre os concorrentes e sua atual base de leads.

Existem algumas datas principais em que é importante estar presente, como Natal, Dia das Mães, Black Friday e Dia do Consumidor. Entretanto, para ser inventivo é preciso pensar em outras surpresas que serão realmente inesperadas para o seu consumidor. Você vende camisetas sobre bandas musicais? Que tal fazer uma ação no dia da música com produtos similares ao que consumidores antigos já compraram de você?

Como abordar datas comemorativas já batidas

Não só de e-mails vivem suas campanhas, ainda que já nos e-mails seja possível inovar. No mês passado, por exemplo, recebi um e-mail de uma empresa de venda de camisetas que oferecia desconto em seus produtos no dia da morte de Ayrton Senna. O diferencial era que o desconto valia apenas pelo tempo da melhor corrida de Ayrton.

O que conquista seus consumidores são os detalhes, aquela linguagem pessoal que faz sentir como se estivéssemos conversando com um amigo, a escolha de produtos destinados especialmente para suas preferências, a expectativa de algum lançamento especial que está por vir anunciado de forma única. Talvez o segredo esteja na segmentação, na diferenciação de seus públicos.

Se quiser surpreender de verdade, vá além. Crie um conteúdo completo que poderá auxiliar seus clientes na hora da escolha do produto ou que resolva algum problema relacionado aos seus serviços. Apresente isso a partir de uma landing page que converse diretamente com seu público. Encontre aquele espacinho na linha tênue entre o que todo mundo já viu e o que será visto com outros olhos.

fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-surpresas-que-nao-sao-mais-surpresas/104261/

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