Funções estão presentes na maioria dos televisores atuais e podem melhorar o seu uso; veja como ambas funcionam

RC CEC são protocolos presentes na interface HDMI. O objetivo das tecnologias é facilitar a operação de diferentes dispositivos de áudio e vídeo conectados entre si. Ao utilizá-los em TVs, soundbars, consoles e outros aparelhos compatíveis, o usuário pode sincronizar funções dos eletrônicos e ainda reduzir a quantidade de cabos na conexão.

Apesar de serem recursos muito utilizados, o conceito por trás do ARC e do CEC ainda é desconhecido por muitos usuários. Pensando nisso, o TechTudo decidiu detalhar o funcionamento de ambas as tecnologias e explicar como elas contribuem para o melhor uso da TV.

HDMI: configure o áudio após conectar o computador na TV

HDMI: configure o áudio após conectar o computador na TV

HDMI CEC: o que é?

Lançado em 2003, o padrão HDMI revolucionou o mercado por unir os sinais de áudio e vídeo em uma só interface. Na época de sua introdução, outra grande vantagem foi o fato de ser um padrão totalmente digital, o que permite ser continuamente atualizado. A cada nova versão, sua interface ganha funções adicionais e passa a suportar qualidades de som e imagem superiores.

No entanto, a função CEC, sigla em inglês para Controle de Eletrônicos de Consumo, existe desde que o HDMI foi projetado. Seu principal objetivo é permitir que os dispositivos conectados com a interface possam trocar comandos entre si. Assim, é possível sincronizar ajustes do controle remoto, como o volume do áudio, e até mesmo ligando e desligando em conjunto.

O HDMI CEC também permite utilizar apenas um controle remoto para todos os aparelhos conectados (Foto: Divulgação/Samsung)O HDMI CEC também permite utilizar apenas um controle remoto para todos os aparelhos conectados (Foto: Divulgação/Samsung)

O HDMI CEC também permite utilizar apenas um controle remoto para todos os aparelhos conectados (Foto: Divulgação/Samsung)

Na prática, é o CEC quem permite que um PS4, por exemplo, possa enviar comandos à TV onde está conectado, ligando o televisor sem a ajuda do usuário. Além disso, por ser um protocolo universal, o recurso também funciona da mesma forma em todos os dispositivos que o suportam – ainda que as fabricantes insistam em oferecê-lo com nomenclaturas comerciais próprias. Abaixo, confira alguns dos nomes dados à função CEC:

  • Samsung Anynet+;
  • Sony Bravia Link; Bravia Sync; Sony Control for HDMI;
  • LG SimpLink;
  • AOC E-link;
  • Philips EasyLink;
  • Toshiba Regza Link;
  • Panasonic Viera Link; EZ-Sync; HDAVI Control

Como identificar e utilizar a função CEC

Mesmo sem perceber, é possível que você já utilize a função CEC no seu televisor. Isto porque ela está disponível em toda e qualquer entrada HDMI e, normalmente, já vem habilitada nas configurações do aparelho. Uma das formas de testar o seu funcionamento é tentar ajustar o volume da TV com o controle de algum dispositivo conectado a ela – como o de um reprodutor blu-ray ou uma Apple TV, por exemplo.

E o HDMI ARC?

Criado como uma variação da função CEC, o ARC, Canal de Retorno para Áudio, surgiu a partir da versão 1.4 da conexão HDMI, com o objetivo de tornar mais simples a instalação de aparelhos dedicados à reprodução de som. Em televisores compatíveis, as portas HDMI ARC também funcionam como saídas de áudio, permitindo que um home theater ou soundbar possa ser conectado para substituir os alto-falantes da TV.

Em dispositivos compatíveis, a porta com suporte ao ARC é indicada como na foto (Foto:  Divulgação/Samsung)Em dispositivos compatíveis, a porta com suporte ao ARC é indicada como na foto (Foto:  Divulgação/Samsung)

Em dispositivos compatíveis, a porta com suporte ao ARC é indicada como na foto (Foto: Divulgação/Samsung)

Ao utilizar uma porta HDMI ARC, o usuário evita ter de usar um cabo ótico para a transmissão dos sons. Além disso, é possível controlar as funções mais básicas do seu home theater ou soundbar com apenas o controle da TV.

Como identificar e utilizar a função ARC

Em dispositivos sem suporte ao HDMI ARC, é necessário utilizar um cabo específico entre a TV e o reprodutor do áudio (Foto: Divulgação/HDMI.org)Em dispositivos sem suporte ao HDMI ARC, é necessário utilizar um cabo específico entre a TV e o reprodutor do áudio (Foto: Divulgação/HDMI.org)

Em dispositivos sem suporte ao HDMI ARC, é necessário utilizar um cabo específico entre a TV e o reprodutor do áudio (Foto: Divulgação/HDMI.org)

Utilizar a função ARC em TVs compatíveis é uma tarefa simples. Para isso, basta checar as portas HDMI do televisor, encontrar aquela com a inscrição “ARC” e, então, conectá-la à um reprodutor de áudio que também suporte o recurso.

Por fim, caso você deseje, é possível conectar outros dispositivos diretamente no reprodutor de áudio. Assim, ele reproduz os sons do aparelho conectado e transmite os sinais de vídeo, se houver, para a TV.

Como encontrar televisores compatíveis com o HDMI ARC

Já é possível encontrar modelos de entrada com suporte a tecnologia ARC (Foto: Divulgação/LG)Já é possível encontrar modelos de entrada com suporte a tecnologia ARC (Foto: Divulgação/LG)

Já é possível encontrar modelos de entrada com suporte a tecnologia ARC (Foto: Divulgação/LG)

Felizmente, a tecnologia ARC já está bastante difundida no Brasil, sendo possível encontrar soundbars, home theaters e televisores compatíveis em diversas faixas de preço, como é o caso da Smart TV LG 32LJ600B, que tem suporte à tecnologia e custa apenas R$ 1.139. Ainda assim, por não ser um recurso presente em toda conexão HDMI, como é o caso do CEC, recomenda-se que o consumidor verifique se a TV e o reprodutor de áudio que deseja comprar suportam o padrão.

fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/04/hdmi-arc-e-cec-conheca-os-recursos-que-sincronizam-tvs-e-eletronicos.ghtml

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial