O Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus foram anunciados na última semana durante um evento da Samsung em Nova York. Os novos celulares top de linha trazem o reconhecimento facial como um dos métodos para bloqueio de tela. Ao segurar o dispositivo em frente ao rosto, o sistema desbloqueia o acesso à tela inicial. No entanto, a tecnologia apresentou uma brecha, de acordo com o teste feito por um youtuber.

No vídeo publicado, pelo canal Marcianophone, é possível observar o exato momento em que a tela do smartphone é desbloqueada usando somente a foto do dono do celular. Não foi necessário que uma pessoa de verdade estivesse com o dispositivo em mãos. A falha põe em risco todo o conteúdo armazenado no telefone, já que pode ser usada por estranhos para ter acesso a dados pessoais, fotos, mensagens do WhatsApp e muito mais.

Assista ao vídeo feito no lançamento do novo Galaxy S8 e conheça mais detalhes sobre a ficha técnica do celular.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Segurança digital foi justamente um dos assuntos em pauta no lançamento dos novos S8 e S8 Plus. Além do recurso de escaneamento da face, os celulares contam com leitor de impressões digitais e scanner de íris, como o antecessor Galaxy Note 7.

Em nota ao TechTudo, a empresa recomendou o uso da tecnologia apenas como método de “conveniência” para desbloqueio de tela. Apesar de citar o reconhecimento de face como um dos recursos de segurança, a Samsung disse que o usuário deve optar por outras formas de biometria que oferecem maior nível de segurança, como o scanner de íris – similar ao presente no Galaxy Note 7 – e o leitor de impressões digitais.

No vídeo, um celular com a foto do usuário é usado para desbloquear o Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Marcianophone)No vídeo, um celular com a foto do usuário é usado para desbloquear o Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Marcianophone)

A empresa ressaltou que não é possível usar o reconhecimento de rosto para acessar a Pasta Segura, um ambiente virtual com segurança reforçada dentro de alguns telefones da marca, e para confirmar transações no Samsung Pay, o sistema de pagamento móvel que já opera no Brasil.

Vale lembrar que ainda em 2015, a Microsoft lançou o Windows Hello, um sistema avançado que permite distinguir até mesmo gêmeos idênticos durante o processo de escaneamento de rosto.

Galaxy S8: qual vai ser o preço do celular no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/04/galaxy-s8-tem-falha-de-seguranca-que-permite-desbloquear-tela-com-foto.html

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial