Medida tem caráter educativo e vai flagrar motoristas que freiam em cima de passar por radar

Motoristas que só reduzem velocidade em radares começam a ser identificados

Motoristas que só reduzem velocidade em radares começam a ser identificados

Começa a funcionar nesta quarta-feira (1º) o sistema de fiscalização de velocidade média em algumas vias de São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai fiscalizar o tempo e a velocidade em que um carro percorre de um ponto a outro. A medida tem como objetivo combater o hábito que alguns condutores têm de tirar o pé do acelerador apenas quando estão perto dos radares. A nova medição não vai gerar multas por se tratar de uma ação educativa.

Os radares estarão posicionados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna.

Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)

“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido, via correspondência”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Como a legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização, os motoristas que forem flagrados apenas receberão uma carta notificando o excesso de velocidade. Não haverá multa nem pontos na carteira nacional de habilitação.

Os radares, porém, seguirão multando quem for flagrado acima da velocidade permitida.

A implantação desse tipo de fiscalização vinha sendo estudado desde a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD): em 2012 houve um projeto piloto no Corredor Norte-Sul (que abrange as avenidas Washington Luís, Moreira Guimarães, Rubem Berta e 23 de Maio).


fonte: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/fiscalizacao-de-velocidade-media-de-veiculos-em-sp-entra-em-vigor-nesta-quarta-feira.ghtml

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial