Treinar o cérebro está entre as atividades mais importantes para manter a saúde mental. Para ajudar nesta tarefa, existem vários aplicativos, como o Lumosity. Disponível para celulares com Android e para iPhones (iOS), a plataforma conta com jogos para exercitar o funcionamento da mente e oferece estatísticas de desempenho, permitindo ao usuário acompanhar seu progresso diário.

No tutorial a seguir, ensinamos como usar Lumosity para fazer o treinamento cerebral. Baixar o aplicativo não custa nada e o seu uso também é liberado. O app também oferece um plano pago com recursos a mais.

Celular é octa-core e tem 3 GB de RAM: combinação garante ótima performance (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Celular é octa-core e tem 3 GB de RAM: combinação garante ótima performance (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))
Aprenda a usar o celular para treinar o cérebro com o app Lumosity (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Login

Passo 1. Após baixar e instalar o Lumosity, abra o programa. As primeiras três telas serão de apresentação da plataforma, todas contendo um botão laranja de “Comece agora”. Pressione-os para passar às telas seguintes.

Telas iniciais do Lumosity, app para treinar o cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas iniciais do Lumosity, app para treinar o cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Depois da apresentação, o Lumosity exigirá que você faça login. É possível se conectar com a conta do Facebook ou se cadastrar com e-mail. No tutorial escolhemos entrar via Facebook, o que exige liberar acesso ao perfil na rede social para o aplicativo.

Login no Lumosity via Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Login no Lumosity via Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O Lumosity exibirá uma tela perguntando seu gênero, nível de escolaridade, profissão e por onde você conheceu o app. Responda de acordo e toque no botão “Avançar”; isso irá concluir o processo de cadastramento na plataforma.

Questionário do Lumosity sobre perfil do usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Questionário do Lumosity sobre perfil do usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Testes preliminares

Passo 1. Após o login, o app irá apresentar uma sessão de testes para que você aprenda a usá-lo. As três primeiras telas explicam a mecânica da avaliação. Toque nos botões “Avançar” para chegar de fato aos testes.

Tela de apresentação dos testes de cognição (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de apresentação dos testes de cognição (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O primeiro teste é de correspondência rápida, que será iniciado após breve descrição do objeto da avaliação. Clique no botão “Começar”.

Descrição do teste de correspondência rápida do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Descrição do teste de correspondência rápida do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Haverá um tutorial ensinando como responder adequadamente ao teste. Responda conforme indicado para dar início à prova de verdade.

Tutorial do teste de correspondência rápida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tutorial do teste de correspondência rápida do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ao final, você receberá uma pontuação conforme seu desempenho e lerá mais informações sobre o teste aplicado. Toque no botão “Ajuste Atenção” para começar este novo teste.

Pontuação e informações extras sobre teste de correspondência rápida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pontuação e informações extras sobre teste de correspondência rápida no Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. A mecânica se repetirá por mais dois testes. O segundo é o “No caminho certo”, que desafia a atenção dividida. Toque no botão “Começar”.

Apresentação do teste No caminho certo do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Apresentação do teste “No caminho certo” do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Passe pelo tutorial e faça o teste como indicado.

Tutorial e teste No caminho certo, do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tutorial e teste “No caminho certo”, do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Confira sua pontuação e veja quais habilidades cerebrais o teste “No caminho certo” avaliou. Toque em “Ajuste Memória” para ir à avaliação final.

Conclusão do teste No caminho certo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Conclusão do teste “No caminho certo” (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Na tela de apresentação do “Matriz de memória”, último teste, pressione o botão “Começar”.

Tela inicial do teste Matriz de memória do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do teste “Matriz de memória” do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Passe pelo tutorial que ensina a realizar o teste “Matriz de memória”.

Tutorial do teste do Lumosity Matriz de memória (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tutorial do teste do Lumosity “Matriz de memória” (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Realize as tarefas conforme indicado para receber a pontuação do teste.

Teste do Lumosity Matriz de memória (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Teste do Lumosity “Matriz de memória” (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 11. Após a pontuação ser exibida, o Lumosity mostrará informações adicionais sobre este teste. Toque em “Conclua o seu Fit Test” para terminar as avaliações.

Conclusão dos testes cerebrais do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Conclusão dos testes cerebrais do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Resultados

Passo 1. Concluídos os testes, o Lumosity irá gerar seus resultados. Aguarde alguns segundos.

Lumosity gerando resultados de testes do cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lumosity gerando resultados de testes do cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Três telas serão mostradas com os resultados de cada teste, contendo seu desempenho em relação à média dos usuários na sua faixa etária. Toque no botão “Avançar” em cada tela.

Resultados dos testes cerebrais feitos pelo Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Resultados dos testes cerebrais feitos pelo Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. No final, o aplicativo indicará dois programas de treinamento cerebral – um pago e outro gratuito. Para o tutorial selecionamos o “treinamento limitado”, que é grátis.

Opções de treinamento cerebral gratuito e pago (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opções de treinamento cerebral gratuito e pago do Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Treinando o cérebro

Passo 1. Escolhendo o treinamento, você será direcionado à tela principal do app. A aba principal, indicada pelo ícone de casinha, é a que dará acesso aos exercícios diários. Toque no botão “Começar o treinamento” para sua primeira sessão.

Aba home do app Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aba home do app Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O plano gratuito oferece três exercícios para o cérebro por dia. O funcionamento é o mesmo dos testes: haverá uma tela de apresentação, um tutorial, o exercício em si e a pontuação no final. Nesta última tela você deverá pressionar “Próximo jogo recomendado” para ir ao exercício seguinte.

Jogos do Lumosity para exercitar o cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Jogos do Lumosity para exercitar o cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O aplicativo indicará a conclusão do treinamento diário. A tela principal exibirá uma mensagem informando para abrir o app no dia seguinte.

Telas de conclusão do primeiro treino de cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas de conclusão do primeiro treino de cérebro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na aba à direita, estão as estatísticas, com sua pontuação geral (IPL) e os pontos por área. Na tela seguinte, são exibidos os jogos disponíveis, sendo que os identificados com um cadeado são bloqueados no dia em questão para o plano grátis. A última aba é a de descobertas, também restrita ao plano pago.

Abas do aplicativo de treino cerebral Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Abas do aplicativo de treino cerebral Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Volte todos os dias para realizar novos treinamentos. Ao final, veja a aba de estatísticas para conferir seu desenvolvimento.

Progressão do desempenho cerebral após segundo treino (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Progressão do desempenho cerebral após segundo treino no Lumosity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Agora você já sabe treinar o cérebro com o Lumosity.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial