UMA SELEÇÃO REPLETA DE DICAS E EXEMPLOS INSPIRADORES PARA DESENVOLVER MELHOR A PRODUTIVIDADE E CRIATIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Reprodução/TED

Como se tornar mais produtivo no trabalho? Talvez essa seja uma das perguntas mais feitas pelos profissionais e empreendedores que querem obter resultados melhores no cotidiano e crescer profissionalmente. Claro que, para isso, não existe nenhuma fórmula pronta para ser aplicada, mas algumas dicas podem ajudar a organizar melhor o tempo e a lógica do trabalho a partir de modificações simples, ou mesmo revolucionárias.

Confira abaixo a seleção de 7 TEDs ministrados por grandes nomes do mundo dos negócios, da psicologia e também escritores que compartilham suas ideias de como sair do convencional para trabalhar de uma maneira mais inteligente, criativa e produtiva:

1. NILOFER MERCHANT

Às vezes, formalidades em excesso podem atrasar (bastante) seu planejamento. É por isso que Nilofer Merchant sugere uma pequena ideia que pode trazer grandes resultados, tanto para o lado profissional, quanto para a saúde: transforme as reuniões particulares no escritório em uma “reunião caminhante”. Claro que isso não funcionaria com uma grande reunião, mas, em casos em que há apenas você e outra pessoa, é possível aplicar essa prática. Caminhando, conversando e deixando as ideias fluírem de maneira mais natural e saudável.

2. SHAWN ACHOR

Qual é a proporção de coisas negativas para as positivas no mundo? É a pergunta que faz o psicólogo Shawn Achor, que desvenda o segredo para ser feliz e trabalhar melhor. Mas, o que é preciso fazer para conquistar ambas as coisas? Devemos trabalhar para sermos felizes, ou sermos felizes para trabalhar? Neste TEDx, Achor fala de maneira divertida sobre o poder que a felicidade tem e motivar a produtividade e qual é a importância do otimismo no dia a dia.

3. ARIANNA HUFFINGTON

Você considera normal se sentir fisicamente exausto no trabalho? Já pensou como isso pode influenciar a sua produtividade e até mesmo sua relação com os colegas e o ambiente? Em uma breve palestra ao TED, Arianna Huffington, a fundadora do site de notícias The Huffington Post, conta com base em experiências pessoais (ela já chegou a desmaiar de exaustão) o poder de uma boa noite de sono. A melhor técnica para combater o sono é fechar os olhos. Estar descansado física e mentalmente é indispensável nos momentos em que é preciso tomar decisões inteligentes. Mas, como nem sempre é possível prever quando esses momentos vão surgir, é melhor se precaver e dormir bem, não é mesmo?

4. STEFAN SAGMEISTER

Na Grécia Antiga, o ócio tinha um significado diferente e era bastante valorizado. Para eles, o ócio não significava não fazer nada, mas sim reservar um tempo e dedicá-lo às ideias e ao espírito. O premiado designer Stefan Sagmeister parece acreditar nessa premissa e, a cada sete anos, ele fecha seu estúdio para um ano sabático. Seu objetivo: dar um tempo para que sua mente possa se renovar sob novas perspectivas criativas. Ele tira esse tempo não para “não fazer nada”, mas sim para sair da rotina e desenvolver o seu ócio criativo em projetos inovadores. Em seu TED, ele cita o exemplo do tempo que passou em Bali e como isso beneficiou o seu trabalho.

5. MARGARET HEFFERNAN

Um rio só muda seu curso se houver uma pedra no meio do caminho. Assim também acontece no meio social e profissional: as mudanças só acontecem quando alguém enfrenta e muda os rumos da realidade. A empresária e escritora Margaret Heffernan defende que uma boa discussão é a melhor forma de promover o progresso, seja ele pessoal ou conjunto.

6. DAVID GRADY

Quantas reuniões você tem por semestre, por mês ou por semana? E quantas delas realmente dão algum retorno prático? David Grady acredita que o mundo corporativo está repleto de reuniões sem pauta, ineficientes e cheias demais, que causam exaustão, perda de tempo e ainda tornam os trabalhadores infelizes no ambiente de trabalho. O tempo é algo que passa e não pode ser recuperado, por isso é importante saber utilizá-lo da melhor forma — mesmo que isso signifique nadar contra a conrrenteza. Antes de aceitar as condições, avalie e pondere: por que realizar ou estar presente naquela reunião será essencial para a tomada de decisão final?

7. JASON FRIED

Jason Fried, CEO da 37 Signals, empresa especializada em desenvolver aplicativos para internet com mais de 3 milhões de clientes no mundo, acredita que é quase impossível trabalhar no local de trabalho. Ele explica sua teoria radical com o seguinte fato: no escritório, você está sempre sendo interrompido (para uma reunião, para o horário de almoço, para atender ao chamado de alguém e por aí vai) e o que acontece lá são apenas momentos de trabalho — até porque não é raro você voltar à sua mesa e se perguntar: “o que é que eu estava fazendo mesmo?” e recomeçar do zero. Para combater as interrupções, as maiores inimigas da criatividade e da produtividade, Fried dá três dicas para mudar essa rotina no trabalho — e uma delas é aprender a dizer “não”.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/7-teds-que-vao-ajudar-voce-a-trabalhar-de-maneira-mais-inteligente/105527/

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial