O cantinho da labuta não precisa ser frio e sem vida. Com nossos toques, trabalhar no conforto do lar será produtivo e delicioso

Ficar perto dos filhos, evitar congestionamentos, trabalhar de outra cidade, ter qualidade de vida, diminuir custo para a empresa… Estes são só alguns dos motivos pelo qual o home office é um ótimo negócio para todos. E esse estilo de vida é cada vez mais almejado pelos brasileiros. Segundo pesquisa realizada este ano pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% dos entrevistados querem realizar suas tarefas profissionais de casa ou em locais alternativos quando preciso.

Só que não basta apenas almejar: para conseguir realizar as tarefas sem perder o foco, é necessário ter um cantinho adequado em casa. Conversamos com as arquitetas Andréia Hernandes e Pilar Hernandez, da AHPH Arquitetura e Interiores, que deram 10 dicas importantíssimas para que o escritório – que nem precisa ser um cômodo inteiro, apenas um cantinho – seja adequado às horas de trabalho. Quer ver?

Home office das arquitetas Andréia Hernandes e Pilar Hernandez, da AHPH Arquitetura e Interiores (Foto: J. Vilhora/ Divulgação)

1 Ergonomia e conforto
Pense, em primeiro lugar, no seu corpo. Costas bem apoiadas, com as medidas adequadas ao seu biotipo, e mesa com cerca de 75 cm de altura são essenciais para garantir conforto durante as horas de trabalho.

2 Iluminação
Luz é outro item fundamental para um ambiente de trabalho promissor. Um bom projeto de deve contemplar iluminação difusa geral e spots ou pontos focais periféricos para os detalhes.

3 Circulação
Mesmo em ambientes menores é preciso deixar espaço livre para movimentação da cadeira e circulação de pessoas.

4 Organização e armazenamento
Manter objetos, documentos e papeis organizados facilita a vida de quem trabalha em casa, por isso o projeto deve prever locais para facilitar o manuseio dos itens de maior uso e esconder os que podem ser arquivados.

5 Projeto elétrico e de rede
Bendita tomada! Os plugues são necessárias para ligar equipamentos, como computador, impressora e telefone, e podem estar embutidas ou aparentes, de acordo com cada projeto – desde que os fios fiquem organizados para não juntar poeira.

6 Ventilação
Uma boa ventilação torna o ambiente mais agradável. Em home offices com janelas podem ser usadas persianas ou cortinas para controlar a luminosidade externa. Caso não haja, é interessante pensar em elementos vazados para deixar o ambiente leve e arejado.

7 Cores
Elas podem e devem ser usadas para deixar o cantinho alegre e produtivo. Optar por um fundo claro e salpicar cores nos detalhes é o ideal – tons mais vibrantes, como vermelho, roxo ou amarelo, devem ser escolhidos com mais cuidado, pois podem causar distrações; já cores frias e neutras, como verde, azul ou cinza, podem ser usadas em maior proporção.

8 Acabamento dos móveis
Os materiais escolhidos para os móveis devem ser de fácil limpeza para ajudar na manutenção diária do cômodo. Vidros e laminados são os mais recomendados.

9 Frufrus
Objetos decorativos podem ser usados para dar mais charme ao ambiente, mas deve-se tomar o cuidado de não exagerar – o ambiente não deve ser “entulhado”, principalmente em pequenos espaços.

10 Regra geral
A decoração do espaço deve ter o espírito de quem vai usá-lo, sempre!

fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Work/noticia/2017/07/10-toques-para-deixar-seu-escritorio-em-casa-confortavel.html

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial